segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mostra Artística de Lúcia Ramos




Natural de Florianópolis, SC, Lúcia Ramos, professora de Química, começou a pintar em 1998.
Dotada de uma relação íntima com a arte, tornou-se auto-didata e depois foi aluna de Fábio Matsushita, artista plástico com especialização no Japão. Participou de uma coletiva de artistas plásticos de Balneário de Camboriú, expondo uma de suas obras no Angeloni de Itajaí, em abril de 2010.

Os trabalhos ficarão expostos na Biblioteca Central de 22 de novembro a 06 de dezembro.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Novidades no acervo: 1822

Nesta aventura pela história, Laurentino Gomes conduz o leitor por uma jornada pela Independência do Brasil. Resultado de três anos de pesquisas e composta por 22 capítulos intercalados por ilustrações de fatos e personagens da época, a obra cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador D. Pedro I. O livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente em 1822.

Novidades no acervo: Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Nesse livro, o jornalista Leandro Narloch adota uma postura contundente frente à historiografia oficial, que vai além dos mocinhos e bandidos tão conhecidos. Ele mesmo, logo no prefácio, avisa ao leitor: "Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos." É verdade: esse guia enfurecerá muitas pessoas. Porém, é também verdade que a história, assim, fica muito mais intrigante para quem a lê.

Novidades no acervo: O Solista

Trata-se de uma obra cativante, comovente e inspiradora, que narra a história verdadeira de uma amizade, de uma devoção artística e do poder transformador da música. O livro conta a história real de Steve Lopez, um jornalista que, a caminho de casa, é atraído por uma bela canção de Beethoven; quem está tocando é Nathaniel Ayers, um morador de rua e ex-aluno da Juilliard, uma das escolas de música mais conceituadas do mundo. Músico brilhante, Nathan perdera as chances de um futuro promissor em razão dos problemas familiares e pressões da vida acadêmica, que acabaram por levá-lo a um processo de esgotamento mental que o mergulhara na esquizofrenia.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fotos da Sala do Pesadelo



A Sala do Pesadelo foi um sucesso! Vai deixar saudade.