quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conheça o grande clássico do horror: Frankenstein, de Mary Shelley

Frankenstein foi o primeiro clássico da literatura de horror. Mas continua tão moderno quanto no inacreditável ano em que foi publicado:1818!
Numa época em que nem se cogitava da existência dos robôs , uma jovem inglesa chamada Mary Shelley escreveu essa fascinante história da criação de um ser artificial – e das apavorantes conseqüências para o homem que o construiu. De certa forma, Frankenstein foi também o primeiro livro de science- fiction.
Mary Shelley tinha 19 anos quando escreveu Frankenstein e 21 quando o livro saiu.


FRANKENSTEIN
Resumo da obra:

Victor Frankenstein, um estudante de medicina, revoltado diante da morte de sua mãe, isola-se do mundo e, obstinado, parte para a busca do ideal humano: a imortalidade. A entrega a esta busca o faz criar e dar vida à criatura, protagonista do romance. Contudo, tal criatura possui estatura gigantesca e marcas profundas oriundas das várias cirurgias que seu criador o submeteu. Pior que isto, não recebe nenhum nome, perdendo qualquer possibilidade de conseguir enquadrar-se socialmente. Não sendo capaz de entender as vinculações de sua ação, o criador, abandona a criatura, afastando-o de qualquer elo afetivo. Totalmente sozinho, e à margem da sociedade, esconde-se de tudo e de todos e, nesta postura solitária, aprende o mundo através dos livros. Determinado, a criatura, adotando o nome de seu criador – Frankenstein – determina-se ao aniquilamento de ambos e começa seu intento pelo assassinato dos entes mais queridos de seu criador: irmão, amigos e noiva.

Um comentário: