Com uma pesquisa rigorosa e um texto sedutor, Lucas Figueiredo lança luzes sobre um dos períodos mais fantásticos da história: a corrida do ouro no Brasil.
A narrativa ganha contornos de aventura do início ao fim - dos 200 anos de busca do El Dorado tupiniquim à descoberta e exploração da maior reserva de ouro até então conhecida no planeta, com ceca de 1.000 toneldas do metal precioso depositadas praticamente à flor da terra. Com uma descrição preciosa de eventos e personagens, o premiado autor reconstitui o século em que o dinheiro literalmente brotava do chão brasilero, provocando um impacto pertubador nas Américas, na África e na Europa.
Lucas Figueiredo nasceu em Belo Horizonte em 1968. Foi repórter da Folha de S.Paulo e colaborador de O Estado de S.Paulo, Caros Amigos, Playboy, Superinteressante, Nossa História, Revista MTV e Defue Sud (Bélgica), entre outras publicações. Também realizou coberturas no Peru para o serviço brasileiro da rádio BBC de Londres. Figueiredo recebeu duas vezes o Prêmio Esso de jornalismo, além dos prêmios Embratel, Folha e BDMG. Publicou pela Record os livros-reportagens 'Morcegos Negros' (2000) e 'Ministério do Silêncio' (2005), este último agraciado com a menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog. Atualmente é repórter especial do jornal Estado de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário