terça-feira, 28 de junho de 2011

Novidades: Coleção de Olho aberto, da editora SM

A coleção De Olho Aberto busca despertar e sensibilizar o leitor para temas relacionados com os direitos humanos, contribuindo assim para a compreensão da realidade cultural, social e política contemporâneas. Estruturados em relatos ficcionais e verídicos, recolhidos pelos próprios autores, os livros desta coleção atuam como uma chamada ao compromisso social e a justiça, e trazem um dossiê com dados e análises da origem e do contexto das situações tratadas em cada um dos volumes.


Crianças feridas: uma mina, uma vida amputada, de Reine-Marguerite Bayle

Este livro traz dois relatos ficcionais sobre crianças que sofreram mutilações decorrentes de minas explosivas enterradas durante períodos de conflito armado. A primeira narrativa se passa no Camboja, Ásia, e a outra em Moçambique, África. Por meio dos relatos, a autora discute com sutileza um tema forte e atual: como a guerra continua destruindo vidas mesmo depois de encerrada.



A pesca milagrosa: a guerrilha na Colômbia, de Alain Devalpo

A partir da história ficcional de Tomys, que é sequestrado por guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), e do drama real do engenheiro Pavel e da senadora Ingrid Betancour, esta por seis anos em poder dos guerrilheiros, o leitor entra em contato com a realidade da Colômbia, marcada por contradições históricas e pela guerra civil que afeta o país há décadas.




Os Pichadores de Jabalia: a vida em um campo de refugiados palestinos, de Ouzi Dekel

Faixa de Gaza, campo de refugiados palestino. Youval, um jovem soldado israelense, vai servir no campo de Jabalia. Ali, vivencia o difícil cotidiano dos milhões de refugiados sem pátria. Ao acompanhar um pequeno grupo de pichadores que imprime mensagens de resistência nos muros do campo, Youval aprende que a diferença é uma experiência enriquecedora e que olhar e respeitar o outro é a maneira mais lúcida de estabelecer a paz. No final, há um dossiê informativo sobre a questão palestina.



Nakusha, a indesejável, de Laurence Binet

Este livro traz dois depoimentos ficcionais sobre meninas que são perseguidas simplesmente por terem nascido mulheres. No primeiro, Nakusha vive na Índia como uma verdadeira escrava, submetida às vontades do pai. No segundo, conhecerá a batalha de Latifa e Lal, cujas histórias se passam no Afeganistão, durante a guerra civil em Cabul. As três protagonistas lutam pela sobrevivência, pelo respeito e pela dignidade.





A força de Bedirya: a vida de meninas na Eritréia, de Gérard Dhotel

Este é o depoimento, baseado em fatos verídicos, de um repórter que visita a Eritreia, na África. Lá, conhece as condições de vida da população (que sobrevive à seca e ao fim de trinta anos de guerra contra a Etiópia) e acompanha de perto o destino de Bedirya, cujo maior sonho é voltar a estudar. Conhecendo o cotidiano da menina, tem-se um retrato fiel da realidade atual desse país da África.




Fonte: http://www.edicoessm.com.br/literatura-e-informativos/todos/todos/de-olho-aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário