sexta-feira, 17 de junho de 2011

Novidades: Literatura infanto-juvenil


MARCELO DESCOBRE A ALEMANHA


Em Marcelo descobre a Alemanha, há dois núcleos principais na narrativa: o de um personagem adolescente – Marcelo – e o de uma jovem que viaja como empregada doméstica da família – Marli.

O ritmo é o de uma estadia de um ano, em que os Coronha Vasconcelos vão viver em Leipzig, com data marcada para retornar. E, embora os personagens não tenham sentido a solidão de quem faz intercâmbio sem a família, vivem com dificuldades as diferenças culturais.

O Muro de Berlim, a Segunda Guerra Mundial, a Baviera, a cidade de Leipzig, a vida e a obra de Goethe formam cenários panorâmicos da intensa história da Alemanha, cuja nação se formou tardiamente no século XIX, e são apresentados ao leitor pelos Coronha Vasconcelos.



PROFISSÃO: JOVEM


O livro reúne oito histórias com personagens em seus primeiros empregos ou refletindo sobre futuras carreiras. São registros intensos ou pitorescos, de empregos eventuais ou revelando habilidades herdadas da família. Situações que poderiam ser vivenciadas por qualquer jovem.

Além das histórias, o livro também traz entrevistas com jovens de carne e osso, que já enfrentam o mercado de trabalho, de maneira formal ou
ocasional. O que pensam eles? Gostam do que fazem? Acreditam que suas tarefas os ajudarão na futura escolha profissional?



O POETA QUE FINGIA



Nessa história, o poeta Fernando Pessoa torna-se um personagem por meio da imaginação do menino João Fernando. Órfão de mãe e traumatizado pela relação complicada com o pai, o garoto vê o poeta como um pai espiritual, que abre seus olhos para vida e o insere no mundo da poesia.

Grande parte das falas de Fernando Pessoa na história são inventadas, sendo algumas baseadas em registro em cartas ou em diários. Outras são retiradas de poesias suas ou de seus heterônimos. Assim, o livro não somente estuda a obra deste grande poeta, mas também, revela sua importância na literatura mundial.


Fonte: http://www.ftd.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário